Até já...

É com profundo pesar que aqui anunciamos o falecimento do nosso grande fundador e membro, Alziro Martins, no passado dia 26 de Março, vítima de doença prolongada.
Devido a este trágico acontecimento, o nosso blog será suspenso por algum tempo... a todos os leitores pedimos desculpas e esperamos a compreensão de todos.
Bem hajam! Boas touradas!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Abiul 2008 - dia 3.8.08

Segundo dia de festa nesta freguesia do Concelho de Pombal. Desta vez a praça de toiros mais antiga do país recebeu os cavaleiros Luís Rouxinol e Vítor Ribeiro e ainda com o matador de toiros Luís Vital Procuna. Os homens responsáveis pelas pegas da tarde foram os de Vila Franca de Xira, que pegaram todos à primeira tentativa. 6 toiros da Ganaderia Falé Filipe.
Todos os intervenientes desta corrida tiveram momentos de glória e brilharam nesta tarde. Mas o matador de toiros da Moita foi o grande triunfante desta tarde em Abiul.
"Abiul cumpre tradição..." era a frase que se ouvia nas ruas daquela pequena localidade, pois já é hábito Procuna pisar aquela arena no primeiro domingo do mês de Agosto.

Como já a todos nos habituou, Luís Rouxinol esteve muito bem e sempre à altura do acontecimento... tanto no 1º como, igualmente, no 4º da tarde.

De Vítor Ribeiro também não há muito a dizer, apenas que fez um toureio com muita arte e que levou o público ao rubro, das duas vezes que actuou. Apenas teve mais dificuldades, que ultrapassou, no seu último toiro do lote.

E, finalmente Luís Vital Procuna... esteve muito bem no primeiro toiro e triunfou, aliás, como sempre. Mas no ultimo da tarde, não teve muita sorte com o animal que lhe saiu. Era um toiro robusto e que investia bastante, mas teve momentos em que o toureiro não o conseguiu controlar. Acabou ainda por falhar muitas bandarilhas em ambos os toiros, ainda foi tocado pelo 2º e não o "matou" à primeira, tendo literalmente, "falhado o toiro".
Mas, para além de todos estes azares, o matador deu a volta por cima, tendo sido aplaudido de pé.
Consegui ainda obter uma fotografia autografada da estrela da tarde.



Este último toiro da corrida ainda arrancou um dos burladeros do solo.
Por algum motivo, que desconhecemos, os toiros deste ano tinham o objectivo de destruir a praça. :D

Também a banda do Centro Cultural Azambujense se apresentou incansável e eficaz em ambas as corridas.

Ainda vos deixo dois vídeos filmados por mim, de ambas as lides de Procuna:



Ainda neste dia, decorreu a 3ª Corrida da RPD e os triunfantes da tarde foram João Moura jr., que teve a melhor lide e Francisco Montoya, dos Forcados Amadores da Chamusca, que efectuou a melhor pega da tarde, no 1º toiro de João Ribeiro Telles jr.

Sem comentários:

Enviar um comentário